CRIAÇÃO DE BANCOS DE DADOS GEORREFERENCIADOS



O projeto de um banco de dados é fundamental para qualquer sistema de informação. A Geologística detém todo conhecimento necessário e experiência para análise, projeto e implantação de banco de dados, quer sejam em forma de tabelas relacionais ou em bases de sistemas de informações geográficas, conhecidos como bancos de dados georreferenciados. A preparação das bases, envolvendo serviços de digitalização, conversões, consistências e processamentos também são de pleno domínio da equipe técnica da Geologística.

Para modelagem, a Geologística utiliza ferramentas apropriadas, adotando tanto modelagem Entidade-Relacionamento como de Objetos ou Análise Dimensional. Também detém conhecimento no uso de metadados e técnicas de documentação para grandes bancos de dados.

Adicionalmente, a Geologística conta com ampla experiência no desenvolvimento de sistemas de gerenciamento de informações ou simples interfaces de consulta às informações.



CRIAÇÃO DE MAPAS DIGITAIS



A Geologística possui um grande acervo de mapas digitais disponíveis. A linha LogiMap de mapas contém mapas de redes viárias e municípios de todo território nacional, além de mapas de logradouros das principais cidades do país. Além disso, dispõe de equipe altamente qualificada e estrutura para digitalização de qualquer espécie de mapa com qualidade garantida.

São mapas vetoriais especialmente preparados para utilização em aplicações de geomarketing e logística, além de cartografia temática usual. Nestas aplicações as informações topológicas (conectividade) e dados para geocodificação são exigidos, sendo contemplados em nossos mapas.

Desenvolvemos a modelagem adequada a cada caso de banco de dados georrefereniados, sua implementação e manutenção.

Sempre que houver necessidade de converter dados existentes para outros formatos, quer sejam bases cartográficas ou tabelas alfanuméricas, a Geologística dispõe de experiência e instrumentos para fazer estas conversões, mesmo tratando-se de formatos proprietários específicos.

Além de contar com modernas ferramentas que permitem conversão de dados digitais de praticamente todos formatos GIS e CAD existentes, a Geologística tem desenvolvido softwares específicos de conversão de dados, georreferenciamento e geocodificação para casos específicos, visando alcançar maior produtividade e qualidade.

Com relação a geocodificação de endereços, a Geologística dispõe de recursos para padronização de endereços e tratamento fonético para mapear rapidamente grandes bancos de dados.

Se a base de informações for analógica (em papel) temos todos recursos para o processo de digitalização de mapas ou digitação de dados.



ANÁLISE DE REDES DE DISTRIBUIÇÃO LOGÍSTICA



A Geologística detém grande experiência de estudos envolvendo a análise de rede de distribuição logística, que podem envolver desde o cálculo de matrizes de distâncias, tempo e custos, de pedágios, estudos de localização de instalações, dimensionamento de frota, instalações e recursos, e simulações específicas, conforme a necessidade do cliente.

São utilizadas ferramentas como Tropics , TransCAD, mapas LogiMap, SIG Maptitude e outros, de acordo com cada caso.



ESTUDOS DE MERCADO/GEOMARKETING



O estudo de mercado representa uma peça chave na definição de estratégia comercial de qualquer empresa. A Geologística também possui larga experiência neste tipo de estudo, qualquer que seja a dimensão do negócio. Pode-se estudar desde situações de comércio local até projetos que envolvam a atuação internacional.

A Geologística conta com bases de dados georreferenciadas sobre demanda de diferentes segmentos, podendo, ainda, agregar novas bases do próprio cliente, mantendo-se total sigilo destas. Também desenvolvemos pesquisas em fontes disponíveis de informações ou mesmo realizamos pesquisas de campo para coleta de novos dados.

Como ferramenta, a Geologística utiliza sistemas de informações geográficas (SIG), como o Maptitude para criar os bancos de dados georreferenciados e fazer análises especializadas da demanda e oferta, com a geração de mapas temáticos que permitam retratar a situação atual, tendências e cenários previstos. As ferramentas de análise utilizadas também contam com recursos como agregação de informações, criação de linha isócronas (tempos de acesso), mapas de densidade (ou temperatura de mercado), roteirização, matrizes de distâncias e otimização de localização de instalações.

Este tipo de estudo pode gerar resultados como:

● Onde estão meus clientes atuais;

● Onde estão os clientes potenciais;

● Onde estão os potenciais de incremento de vendas;

● Revisão de áreas de representantes, vendas ou distribuições;

● Políticas de frete;

● Faixas de CEP para ações de marketing;

● Escolha de melhor local para se instalar;

● Nível de presença espacial com relação aos locais dos clientes;

● Indicadores de desempenho e potencial.



PESQUISA E LEVANTAMENTO DE DADOS



A Geologística possui bastante experiência na elaboração de pesquisas de campo para coleta de informações, conforme a necessidade do cliente. Desenvolvemos instrumentos para coleta como aplicativos para dispositivos móveis, sistemas Web e bancos de dados, acoplados a ferramentas de consistência e verificação de qualidade dos dados. O planejamento envolve o georreferenciamento dos locais de pesquisa e otimização da programação dos entrevistadores.

Também atuamos na pesquisa por dados conforme a necessidade de cada projeto, utilizando as melhores fontes disponíveis. Temos instrumentos para conversão de dados de diferentes formatos, padronização de endereços, codificação e georreferenciamento. Os dados são sempre organizados em bancos de dados georreferenciados de forma a facilitar seu uso em sistemas de informações geográficas, modelos de análise e simulação e outros sistemas.



CRIAÇÃO DE MAPAS PERSONALIZADOS



Quando o cliente requer um mapa personalizado, quer seja ele digital ou em mídia impressa, a Geologística cria estes mapas, usando as ferramentas disponíveis como as bases LogiMap e SIG Maptitude .

Produzimos mapas em qualquer qualidade gráfica e dimensão, para diferentes finalidades, tais como:

● Mapa de áreas de venda ou distribuição;

● Mapa de localização das unidades da empresa;

● Mapa com curvas de tempo de acesso às unidades;

● Mapa temático de indicadores do mercado;

● Mapa da rede viária e pontos de interesse em escala específica;

Nos envie sua necessidade e elaboraremos o mapa que atende suas necessidades.



GEOCODIFICAÇÃO DE ENDEREÇOS



A Geologística, com uso de sua ferramenta Mapix pode padronizar e geocodificar bancos de dados de endereços, de forma rápida e eficiente. O Mapix conta com algoritmo de tratamento fonético que permite corrigir erros de digitação e compara com os mapas LogiMap para padronização automática de endereços.

O processo de geocodificação envolve a transformação da informação do endereço (rua, número, bairro, CEP, município, estado, país), mesmo que parcial, em coordenadas geográficas de sua localização no mapa.

Este tipo de processamento é extremamente útil para alimentar bancos de dados destinados à gestão comercial ou logística.



OUTROS SERVIÇOS