IMPLANTAÇÃO DE SISTEMAS PARA LOGÍSTICA



A Geologística dispõe de uma ampla experiência no desenvolvimento e implantação de sistemas de programação e controle dos serviços de transporte, usando tecnologias modernas de otimização e georreferenciamento, e tendo como plataforma bancos de dados georreferenciados e algoritmos de simulação e otimização. Com a utilização de sistemas que programem suas viagens e alocação de veículos de forma racional e monitores os serviços, atinge-se alto grau de eficiência e qualidade na logística de distribuição ou prestação de serviços que envolvam deslocamentos.

Os sistemas de roteirização podem ser aplicados para rotas urbanas ou regionais, utilizando-se diretamente mapas usuais da rede viária, podendo considerar sentidos (mão de direção) e proibições de conversões, assim como velocidades por tipo de via e local, além de restrições de acessos para veículos pesados.

Estes sistemas permitem considerar restrições dos clientes quanto a horários de atendimento, peculiaridade das cargas, tempos de parada nos clientes e horário de funcionamento da frota de distribuição.

A frota pode ser heterogênea, sendo que o fator custo é parâmetro para a escolha do tipo de veículo mais adequado para cada rota, respeitando-se todas restrições de capacidade.

O sistema gera, assim, toda a programação de viagens, veículo a veículo com sequência de atendimento, estimativa de distâncias a serem percorridas e tempos previstos de viagem e paradas.

As aplicações são as mais variadas, desde distribuição de mercadorias, bebidas, documentos, coleta de lixo, serviços de coleta e entrega em geral, visitas de equipe especializada, rotas de venda, entre outras.



ESTUDOS DE LOCALIZAÇÃO INDUSTRIAL E COMERCIAL



A Geologística dispõe de ferramentas poderosas de geoprocessamento, incluindo modelos de otimização e bases de dados para desenvolvimento de estudos de alternativas de instalações comerciais, industriais ou de armazenagem, além de mapear estruturas logísticas de distribuição ou suprimento.

Estes modelos se baseiam em informações socioeconômicas para caracterização de potencial de mercado, dados de demanda do cliente e possíveis informações da concorrência, visando georreferenciar a demanda. Apoiado em recursos de geoprocessamento, realiza-se otimização da localização de instalações, definição de distritos (áreas de atuação), clusters e particionamento do território ou clientes. Além disso, através de recursos de otimização da rede de transporte, pode-se calcular matrizes de distâncias, tempos e custos, isócronas (curvas de mesmas distâncias ou tempos de viagem), alocação de unidade instalada X pontos de atendimento mais próximos e determinação de rotas para atendimento.

Tudo isso com geração de bases de dados para apoio operacional, mapas para apresentação e indicadores de desempenho



MATRIZ DE DISTÂNCIAS E CÁLCULOS DE PEDÁGIOS



Para apoiar as necessidades de planejamento logístico ou remuneração de serviços de transporte, a Geologística pode produzir bases de dados de distâncias, tempos ou custos entre localidades como centros de distribuição, unidades de produção, clientes ou outros locais envolvidos na operação logística. Estas informações podem considerar diferentes opções de roteirização, como menor distância, menor tempo, menor custo, ou a combinação destes, além de ser possível considerar o tipo de transporte ou veículo utilizado, considerando as restrições viárias e velocidades médias envolvidas em cada caso, tais como deslocamento a pé, veículos rápidos ou pesados. Considera-se, por exemplo, rodízios, e os valores de despesas com pedágios, conforme o caso.

Os resultados podem ser fornecidos em formatos diversos, como bancos de dados, arquivos textos ou planilhas. Também é possível fornecer APIs do Tropics para cálculos dinâmicos para integração com os sistemas do cliente.

Os cálculos são feitos usando as bases de mapas digitais LogiMap , que são constantemente atualizados com relação as vias, pedágios e respectivas tarifas vigentes.



DIMENSIONAMENTO DE FROTA



Outro tipo de serviço prestado pela Geologística é o de simulação de operações logísticas, visando o dimensionamento de frota e/ou equipes, relativo e a operações logísticas específicas.

O dimensionamento é feito por meio de processamento de roteirização com base em demanda histórica ou prevista, simulando a frota necessária para cumprir as rotas que atenda à demanda, considerando os tipos possíveis de veículos que podem ser utilizados e respectivos custos.



PLANEJAMENTO DE OPERAÇÃO LOGÍSTICA



Correspondem a estudos mais amplos que abrangem a avaliação de projeto de cada rede logística de distribuição e/ou abastecimento. O trabalho envolve a definição de localização de instalações e dimensionamento de recursos necessários à operação, visando otimizar os custos de implantação e operação no horizonte de projeto.

Envolve a avaliação de alternativas e simulação destas, dentro dos padrões operacionais e características de cada caso.

Dentro deste planejamento, podem ser definidos:

● Formulação de cenários;

● Seleção de fornecedores;

● Escolha de localização das unidades de produção por linha de produtos;

● Definição de locais de armazenagem, transbordo e distribuição de cargas;

● Escolha dos modais a serem utilizados e tipos de veículos;

● Dimensionamento das instalações;

● Dimensionamento de frota;

● Avaliação de custos e resultados.



OUTROS SERVIÇOS