TransCAD é o 1º e o único SIG desenvolvido especificamente para ser usado por profissionais de transporte para guardar, mostrar, manipular e analisar dados relativos a transporte. TransCAD apresenta a capacidade de um SIG com procedimentos de modelagem em uma única plataforma, provendo assim, capacidades que não estão disponíveis em nenhum outro pacote. TransCAD pode ser usado para todos os modos de transporte, para qualquer escala de detalhe. TransCAD apresenta:


● SIG poderoso c/ extensões especiais para transporte

● Ferramentas de mapeamento e visualização apropriadas desenvolvidas para aplicações de transporte

● Módulo para roteamento, modelagens de demanda, modelagem de localização

TransCAD roda em computadores disponíveis no mercado, sob todas as versões do sistema Microsoft windows e é compatível com praticamente todos os programas atuais. Isto leva a dois benefícios importantes:

● A aquisição e instalação do TransCAD podem ser feitas por um custo muito mais baixo que qualquer outra solução integrada de GIS e modelagem de transporte

● Não há necessidade de criar aplicações customizadas ou módulos de conversão/intercâmbio de dados para fazer análises com os dados do SIG

TransCAD também inclui ferramentas para desenvolvimento de aplicativos e serviços para usuário. O pacote de desenvolvimento de SIG (GISDKTM) permite usar TransCAD em suas próprias aplicações. Suporte técnico, treinamento e aplicações customizadas também estão disponíveis na Geologística.


Um Poderoso SIG para Transporte


TransCAD é um sistema de informações geográfica que pode ser usado para criar e customizar mapas, construir e manter conjuntos de dados geográficos para fazer diferentes tipos de análises espaciais. TransCAD inclui funções sofisticadas de um SIG como sobreposição de polígonos (polygon Overlay), criação de bandas, geocodificação, e tem uma configuração que permite o compartilhamento de dados em redes locais e remotas.

TransCAD estende as capacidades de um GIS tradicional para incluir dados para transporte como:

● Redes de transporte

● Matrizes

● Rotas e sistemas de rotas

● Dados linearmente referenciados

Estas extensões transformam TransCAD na melhor ferramenta para trabalhar com dados de transporte. Suas funções de GIS podem ser usadas para preparar visualizações analisar e apresentar o trabalho e os demais módulos podem ser usados para resolver problemas de roteamento e logística, assim como outros problemas de transporte com maior facilidade e eficiência que qualquer outro software.


Estrutura de dados especializada que representam as regras que governam as viagens em uma rede. As regras estão guardadas de uma maneira altamente eficiente, permitindo que o TransCAD resolva problemas de roteamento rapidamente. As redes incluem características detalhadas como:

● Penalidades ou restrições de conversão

● Passagens em nível e segmentos de mão única

● Atributos de intersecção ou junção

● Pontos de Transferência intermodal / inter rotas de transporte e funções de demora

● Corretores de Centróide para cada zona

● Classificação de segmentos e funções de performance

● Links para acesso de transporte e links a pé

Permite trabalhar com tempos de viagens, fluxos de carga e matrizes de viagens que são essenciais para a maioria dos modelos de transporte. TransCAD apresenta funções para criar, manipular matrizes, além de ferramentas para analise espacial e visualização avançada de dados da matriz. Esta combinação permite visualizar e compreender os fluxos de transporte e características da rede de transporte de uma nova maneira.

Indicam os caminhos usados por veículos por veículos de coleta/entrega/ônibus ou indivíduos viajando de um local a outro. TransCAD possui ferramentas para criar, mostrar, editar e manipular rotas, e uma tecnologia única para mapear as rotas de uma maneira clara e intuitiva. Pode- se organizar um conjunto de rotas relacionadas em um único layer de sistema de rotas, inclui seus atributos, localização de pontos de parada e horários de programação de veículos.


Identifica a localização de elementos de transporte como a distancia de um ponto fixo ao longo da rede. TransCAD pode apresentar e analisar estes conjuntos de dados sem conversão e inclui funções de segmentação dinâmica para juntar e analisar múltiplos conjuntos de dados linearmente referenciados. Isto faz de TransCAD a escolha natural para a manipulação dos seguintes tipos de informação:

● Dados de infraestrutura e operação de facilidades

● Local de acidentes

● Condição/ classificação de pavimento/ infraestrutura ferroviária

● Fluxos de tráfego e utilização de rotas de transporte

Com TransCAD, é possíveis criar mapas de alta qualidade usando um conjunto de ferramentas de desenho livre e de texto, vários estilos de mapas temáticos, cores ilimitadas, símbolos e linhas tipo TrueType. TransCAD possui funções especiais para mapeamento de aplicativos em transportes:

● Display automático de ruas de mão-única

● Rotulamento (labels) dinâmico do mapa, que se ajusta à escala

● Formatos padrões para produção de mapas com qualidade de publicações

● Sistema de rotas que permite visualizar as rotas lado a lado

● Mapas de linhas de desejo que ilustram geograficamente os fluxos entre zonas

Ferramentas adicionais permitem a visualização dos dados que não poderiam ser mostrados com um GIS convencional:

● Gráficos de pizza, barras e linhas para ilustrar dados

● Diagramas de intersecção para ilustrar fluxos e movimentos de giro

● "Strip Charts" que ilustram as características da via ao longo de uma rota

● Ferramentas iterativas para editar as entidades geográficas e definir penalidades de giro e esperas

Layout de pagina permite combinar qualquer número de mapas gráficos e tabelas de dados em uma única apresentação. Vínculos de hipertexto também podem ser criados entre elementos de um mapa e imagem, mapas e documentos do Microsoft Office. O sistema permite, ainda, acesso a dados em formato dBase, Excel, ASCII, além de bancos de dados relacionais via ODBC. Para dados geográficos, o sistema acessa diretamente dados em formato ShapeFiles, MIF, GeoTIFF e dados em formato OpenGIS no Oracle-SDO. Além disso, o TransCAD importa dados geográficos de todos os formatos GIS e principais CAD existentes no mercado, com recursos de conversão e ajuste de coordenadas.

TransCAD possui uma solução amigável para gerar:

● Análise de Rede

● Planejamento de transporte e modelagem de demanda

● Roteamento de veículos e logística

● Criação de Distritos e Modelagem de localização

TransCAD pode solucionar problemas de praticamente qualquer tamanho. Diferente de outros GIS, os aplicativos de TransCAD estão totalmente integrados com suas funções do GIS para melhoria de performance e facilidade de uso.

Usados para resolver muitos problemas de uma rede de transporte como:

● Rotinas de caminho mínimo, que geram a rota mais rápida, mais curta ou menos custosa entre qualquer número de origens e qualquer numero de destinos com qualquer numero de pontos intermediários

● Planejamento de transporte e modelagem de demanda

● Modelo de particionamento de rede criam distritos, baseados em acessibilidade, realizam analise de tempos ou avaliam possíveis localizações de instalações

● Modelo de caixeiro viajante constam rotas eficientes que visitam qualquer numero de pontos em uma rede

Inclui ferramentas amigáveis para geração de viagens, distribuição, divisão modal e alocação. TransCAD inclui todos os procedimentos dos modelos UPS tradicionais, modelos de resposta rápida (com requerimentos reduzidos de dados) e modelos desagregados avançados de demanda. A Caliper está continuamente melhorando TransCAD para incorporar os últimos e mais recentes métodos para planejamento de transportes e modelagem de demanda. TransCAD possui ferramentas para análise de transporte público e acesso fácil para dados do Censo Brasil que são muito úteis no planejamento de transportes.

Muitos procedimentos novos foram incluídos para o modulo de planejamento de transportes. Entre eles estão procedimentos para enfocar em sub-areas, SKIMMING dos caminhos de transporte publico e alocação com headway combinados, novas opções de alocação para trafego como a combinação da distribuição e alocação, alocação de veículos com ocupação alta, alocação multi-usuario, alocação com movimentos de giro dependentes do fluxo e otimização de sinais.

Que podem ser aplicados a qualquer modo de transporte e podem ser utilizados para diferentes aplicações, seja no setor privado ou no setor público:

● Operações de entrega e coleta

● Planejamento de distribuição

● Manutenção de Instalações

● Operações porta a porta de entrega e coleta

● Varrição de ruas ou remoção de neve

● Recolhimento de resíduos sólidos ou materiais recicláveis

● Leitura de hidrômetros, consumo de energia, etc

A ultima versão de TransCAD inclui um conjunto de algoritmos que foram desenvolvidos para roteamento de veículos com janela de horário. Estes são procedimentos que devem gerar as melhores soluções disponíveis em qualquer pacote de roteamento.


TransCAD inclui outras opções adicionais para representar mais fielmente as restrições reais de roteamento. Permite resolver problemas de coletas e entregas mistas com janelas de tempo. Em caso de múltiplos depósitos, as rotas podem ser alocadas a um deposito em especial ou podem ser atribuídas automaticamente pelo modelo.

Os algoritmos de roteamento de veículos foram estendidos para manipular frotas heterogêneas. TransCAD vai escolher a melhor composição de frota, dadas a capacidade do veículo, seu custo e disponibilidade para cada tipo de veículo.

TransCAD permite especificar limite Maximo para o comprimento da rota, em adição as demais limitações. Esta opção é muito útil, pois se encontram, na prática, requerimentos diferentes para janelas de tempo e comprimento de rotas.

Possuem ampla aplicação em transporte e marketing. Rotinas de clustering agrupam clientes, instalações ou áreas em grupos compactos que podem ser servidos com eficiência. Modelos de distritos agrupam áreas de censo, áreas de código postal, condados e outras regiões em territórios compactos e balanceados. Modelo de localização avaliam custos e benefícios para qualquer numero de instalações propostas. Os modelos podem ser usados para:

● Alinhamento de territórios e redes de serviço

● Criação de distritos políticos

● Localização de instalações comerciais / varejo

● Localização de depósitos e planejamento de distribuição

● Localização de utilidades publica (policia / bombeiros)


O kit de desenvolvimento do GIS (GISDK) incluído no TransCAD contém todas as ferramentas necessárias para a criação de macros, aplicativos auxiliares ou customizações. GISDK pode ser usado em sistemas que compartilham dados em diferentes aplicações em redes multi-usuários. GISDK inclui suporte para comunicação interprocesso usando Windows OLE 2 e DDE.

A Geologística possui um programa de treinamento, suporte técnico e serviços de consultoria para assegurar o sucesso das aplicações de TransCAD cada licença TransCAD inclui suporte técnico por telefone, e-mail, fax e cópias de atualização grátis pelo período de um ano, acesso à seção de suporte técnico.

TransCAD inclui uma documentação, distribuída em 5 volumes, contendo informações técnicas, instruções passo a passo e uma serie de exercícios que permitem testar os procedimentos. Ajuda on-line e outras dicas visuais tornam o TransCAD fácil de aprender e de usar. A Geologística também oferece treinamento hands-on em classes in-company ou nas dependências do cliente. O material de treinamento pode ser customizado para usos específicos.

A Geologística também oferece uma gama de serviços de implementação de GIS e Transportes. Seus profissionais provêem assistência em requerimento de dados, configuração de databases, desenvolvimento de databases e modelagem de transporte. Também provê aplicações customizadas e serviços de desenvolvimento de sistemas do tipo "Turn Key".

O TransCAD é comercializado em duas versões:

● Básica compreendendo todo o conjunto de funções GIS, gerenciamento de redes de transporte, sistemas de rotas e matrizes, mas sem os modelos específicos das outras versões

● Completa que, além dos recursos existentes nas demais versões, também incorpora os modelos de otimização em logística, como particionamento, clusters, roteirização e localização de instalações; e modelos de simulação de transporte multimodal e de demanda