OTIMIZAÇÃO DE LINHAS DE FRETAMENTO



A redução de custos com transporte de funcionários é uma necessidade constante das empresas como forma de garantir a qualidade deste benefício a seus colaboradores.

Como existe uma variação natural da demanda, gerada pelas admissões, demissões e alterações de endereços dos passageiros, a gestão deste serviço é de suma importância. Usualmente, as empresas delegam esta atividade às empresas de transporte. Entretanto, estas têm conflito de interesse, pois dificilmente sugerirão uma redução dos serviços, quer seja pela redução de linhas ou mesmo de itinerários.

A Geologística acumula grande experiência neste tipo de estudo. Com o uso do seu sistema Tropics e mapas digitais LogiMap , é possível, rapidamente, otimizar o planejamento das linhas de forma e usar a frota e quilometragem mínima, por turno de trabalho, respeitando-se as premissas de dimensionamento estabelecidas: distância máxima a pé até os pontos de parada, tempo máximo embarcado, tempo máximo de espera (no caso de junção de turnos).

O Tropics faz a otimização também dos locais de parada, selecionado uma quantidade mínima de paradas na linha, garantindo o limite de caminhada de cada passageiro, de forma a reduzir o percurso do veículo.

São definidos os itinerários, veículos utilizados, pontos de parada e passageiros embarcados em cada parada e, ainda, calculando-se os horários previstos de parada, tempos de percurso, quilometragem e custo.



VALIDAÇÃO DE VALE TRANSPORTE



Outro tipo de estudo relativo ao transporte de funcionários se refere ao cálculo do transporte público necessário para o deslocamento de cada pessoa de sua residência ao local de trabalho

O módulo de roteirização origem-destino do AutoBus , faz esta otimização, podem-se parametrizar opções como preferência ou proibição de uso de alguns modais de transporte, percurso máximo a pé, critério de otimização (tempo e/ou custo), e outros.

Pode-se também considerar, além de linhas de transporte público nos diferentes modais (ônibus, lotação, trem, metrô, etc.), o uso de linhas de fretamento oferecidas pela empresa.

O trabalho se baseia em bancos de dados atualizados com a rede viária da localidade, os itinerários das linhas de transporte público, tarifas vigentes e integrações permitidas.

O resultado compreende a relação de bilhetes a serem utilizados por funcionário em cada trajeto (ida e volta) e respectivos valores envolvidos.

Esta verificação para ser efetuado como auditoria de funcionários atuais, bem como para avaliação pré-admissional.



ESTUDOS DE SISTEMAS DE TRANSPORTES URBANOS



A Geologística também está apta a desenvolver estudos completos de sistemas de transportes urbanos, tanto com relação ao transporte de passageiros, como de cargas. Utiliza-se modelos de simulação de demanda como o TransCAD para estimar fluxos na rede viária e linhas dos vários modais considerados.

Os estudos podem utilizar dados de demanda de diferentes fontes, tais como dados de registros operacionais (bilhetagem, por exemplo) ou de pesquisas. A Geologística tem experiência em pesquisas de campo para coleta de dados da demanda.

Com relação à oferta de transporte, a Geologística prepara as bases de dados para os modelos, que incluem toda a rede de transporte a ser considerada, com as informações características por trecho, tais como velocidades, capacidades de tráfego e tarifas envolvidas quando for o caso (pedágios ou linhas pagas), os pontos de integração e alterações da rede devidas às intervenções previstas em cada cenário a ser simulado.

Os dados compõem um banco de dados que dá apoio ao modelo matemático e também serve como referência de análise e apresentação dos resultados

São estudadas alternativas de projetos e ações, determinando-se os benefícios gerados em termos de custos e impactos para os usuários, o poder público, o meio ambiente e a sociedade em geral.



IMPLANTAÇÃO DE SISTEMAS DE GESTÃO DE TRANSPORTE



A Geologística detém larga experiência na implantação de sistema de gestão de transporte, tanto privado, para a área de logística, como para os transportes públicos. Na área de transporte público, o sistema AutoBus possui vários módulos destinados a apoiar a gestão dos transportes, desde o planejamento, programação operacional, fiscalização e controle dos serviços.

Os sistemas são sempre georreferenciados e contam com módulos conforme a necessidade de cada cliente.



GESTÃO DE TRANSPORTE ESPECIAL



O transporte de pessoas de segmentos específicos ou com necessidades especiais é uma necessidade das cidades e exigem uma gestão difícil pelo tratamento com qualidade aos usuários que mais necessitam de atenção. Casos usuais são os de transporte escolar e transporte de pessoas com mobilidade reduzida

A Geologística, com uso do sistema Tropics , oferece os instrumentos para programação dinâmica de rotas dos serviços, bem como o monitoramento de sua execução.

As rotas são otimizadas para o atendimento porta-a-porta ou em pontos de parada, respeitando-se os horários dos compromissos dos usuários, fazendo a gestão de inclusões, exclusões, credenciamentos, programações de solicitações, alterações de endereços e cancelamentos. Na operação são tratados os cancelamentos e também situações de interrupções de viagens, tais como quebra de veículos ou atrasos excessivos.

Todo o cadastro dos usuários, seus endereços e das instituições envolvidas, credenciamentos, os pedidos de viagens, veículos utilizados, programação das viagens, cancelamentos e dados da operação são armazenados em banco de dados disponíveis para consulta pelos gestores e usuários.

Está disponível módulo de atendimento telefônico, podendo-se ainda customizar sites e aplicativo móvel para acesso pelos usuários e operadores.



OUTROS SERVIÇOS